• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Inflação em Portugal é a terceira mais elevada da Zona Euro

14/03/2012 10:42

A inflação homóloga na Zona Euro ficou estável em 2,7% no mês de Fevereiro, sendo este o terceiro mês consecutivo que os preços estabilizam na região.

Os dados foram revelados pelo Eurostat e colocam Portugal com a terceira taxa de inflação mais elevada entre os países do euro. A taxa harmonizada subiu em Portugal para 3,6%, o que compara com os 3,4% registados em Janeiro.

Se em Janeiro a inflação em Portugal era igual à registada em vários países, como Itália e Letónia, em Fevereiro só dois países do Euro têm um aumento dos preços superior ao de Portugal.

Na Estónia a inflação situou-se em 4,4% e na Eslováquia ficou em 4%.

Contando com os países da União Europeia, Portugal apresenta a sétima taxa de inflação mais elevada.

Dados revelados ontem pelo INE mostram que a subida da inflação em Portugal ficou a dever-se sobretudo à alta dos preços dos combustíveis e da restauração.

Na Zona Euro os preços registaram uma subida mensal (Fevereiro contra Janeiro) de 0,5%, elevando os receios de pressões inflacionistas na região apesar da economia estar em recessão.

O BCE tem como objectivo controlar a inflação em redor de 2%, sendo que com três meses seguidos com uma inflação de 2,7%, a autoridade monetária poderá refrear a intenção de descer os juros na região, actualmente em 1%.

O instituto de estatística da União Europeia revelou também os dados da produção industrial na região, que aumentou 0,2% m Fevereiro contra o mês anterior. Em Portugal a produção industrial aumentou 1,2% no mesmo mês.

Em termos homólogos, a produção industrial na em Fevereiro caiu 1,2% na Zona Euro e recuou 4% em Portugal.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting