• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Portugal e Galiza convergem na Semana Cultural CONVERGÊNCIAS Portugal - Galiza na música, poesia e literatura. A terceira Semana Cultural realiza-se de 19 a 25 deste mês em vários palcos da cidade.

17/02/2017 00:02

Música, poesia e literatura dos dois lados da fronteira numa exultação de tudo aquilo que une Portugal e a Galiza.

Tendo como mote ‘Convergências - Portugal/ Galiza’, a terceira edição da Semana Cultural foi apresentada ontem no salão nobre da câmara municipal.

Numa organização do grupo Canto D’ Aqui, em parceria com o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, o apoio da Câmara Municipal de Braga e a Xunta da Galiza, e este ano, pela primeira vez, do Conselho Cultural da Universidade do Minho, a iniciativa realiza-se de 19 a 25 de Fevereiro em diferentes palcos da cidade.

O concerto do Canto D´Aqui e a Banda Militar do Porto neste domingo (dia 19) marca a abertura da Semana Cultural. Uma fusão entre o clássico e o popular, com orquestrações únicas, destacada ontem por Jaime Torres, do Canto D´Aqui como uma das novidades desta terceira edição.

A sessão de apresentação contou também com a presença da vereadora da Cultura, Lídia Dias, realçou o ponto alto desta semana que é o colóquio no próximo dia 21, que contará coma presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, onde serão apresentadas as obras ‘A Raiz Genuína: a Música Tradicional na obra de José Afonso’ do musicólogo, Mário Correia, e a segunda obra de Carlos Pazos -Justo, professor da Universidade do Minho cujo título é ‘A imagem da Galiza em Portugal’.

A iniciativa presta tributo a José Afonso como grande impulsionador das relações culturais e musicais com a Galiza. O concerto terá lugar, no dia 23, no auditório do Conservatório Gulbenkian, e contará com a actuação do Grupo Canto D´Aqui e de vários convidados: Ana Ribeiro, Uxia, Hugo Torrres, Miguel Oliveira, Iria Esteves, João Manuel, Catarina Araújo, Filipe Cunha e Daniel Pereira Cristo.

Do lado galego o tributo a Rosalía de Castro, grande escritora que influenciou toda a literatura galega com a sua obra. Sobem ao palco do Teatro do Liceu Sá de Miranda , as Donicelas, um grupo de Salceda de Caselas (Galiza) e o músico bracarense Hugo Torres.
Para encerrar esta semana haverá um concerto, no próximo dia 25, da Banda Musical de Oliveira (Barcelos) com actuação dos ‘The Classic’ sob a direcção do maestro Filipe Cunha. O concerto terá lugar no auditório do Parque de Exposições de Braga.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting