• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Antiga estação de comboios de Monção transformada em sede de banda musical

06/04/2017 16:57

A antiga estação de comboios de Monção, desativada desde finais da década de 80, do século passado, reabre este mês, transformada em sede da Banda Musical de Monção, num investimento de quase 350 mil euros, anunciou hoje a câmara.

Em comunicado, hoje, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que a intervenção é comparticipada em 85% por fundos comunitários destinados à regeneração urbana.

A intervenção do espaço secular, situado à entrada do centro histórico daquela vila do Alto Minho, incluiu a requalificação integral dos dois pisos do imóvel, mantendo a volumetria existente e a traça original com intervenções na fachada, cobertura, caixilharias, alpendre, iluminação e passeios.

O projeto de requalificação manteve a memória ferroviária de outrora, através de elementos identificativos.

O edifício vai ser inaugurado no próximo dia 25 de abril, às 18:00, com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Iniciada em 2015, aquela obra arrancou totalmente suportada pela Câmara de Monção mas, em janeiro passado, viu assegurada a comparticipação comunitária.

No rés-do-chão da antiga estação da CP, estão instaladas as áreas de utilização pública e administrativa, bar, instalações sanitárias, arrecadação e sala de ensaio geral.

Já no piso superior, encontram-se as salas de ensaio individualizado e a sala de ‘ensemble’.

Atualmente a Banda de Monção, cuja existência remonta a finais do século XVIII, ocupa os andares superiores do antigo quartel dos bombeiros voluntários, espaço disponibilizado pela autarquia e situado a poucos metros da nova sede.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting