• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Forças sírias entram pela primeira vez no sul da cidade de Raqa, capital do EI

02/07/2017 20:42

Forças de combate sírias apoiadas pelos Estados Unidos entraram hoje, pela primeira vez, na cidade de Raqa, capital do autoproclamado Estado Islâmico, ao atravessarem o rio Eufrates, informou o Observatório dos Direitos Humanos Sírio.

O diretor do Observatório, Rami Abdel Rahmane, adiantou que as Forças Democráticas Sírias, que resultam de uma aliança de combatentes curdos e árabes, tomaram o controlo do mercado de Al-Hal, apesar da ameaça de contra-ataque do grupo extremista Estado Islâmico.

Desde que entraram na zona de Raqa, a 06 de junho, as Forças Democráticas Sírias apoderaram-se de vários bairros no leste e oeste da cidade, mas têm enfrentado a resistência do Estado Islâmico à medida que vão avançando para o centro da cidade.

Segundo a coligação internacional que apoia as forças `antijihadistas`, cerca de 2.500 combatentes do grupo extremista estão em Raqa, cidade síria capturada pelos `jihadistas` em 2014 e que, desde então, se tornou uma espécie de símbolo das atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico e a base para a planificação de atentados no estrangeiro.

Cerca de 100 mil civis estão `reféns` em Raqa, de acordo com a ONU.

Raqa foi elevada a capital do autoproclamado califado pelo movimento extremista Estado Islâmico e é agora a única grande cidade ainda nas mãos dos ‘jihadistas’.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting