• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Concerto a dez pianos tocados em simultâneo na ponte internacional Valença-Tui

17/07/2017 00:02

Um concerto com dez pianos, tocados em simultâneo, na ponte internacional que liga Valença, Alto Minho, a Tui, Galiza, é o ponto alto do IKFEM - International Keyboard Festival & Masterclass, revelou hoje a organização.

Em comunicado, a organização do IKFEM, criado em 2013 pela pianista Andrea González, avançou que aquele concerto, marcado para dia 21, às 21:45, prevê a participação de pianistas dos dois lados da fronteira, entre eles, artistas e professores do IKFEM, professores dos principais conservatórios de música do Norte de Portugal e da Galiza e Andrea González, a diretora do festival.

Segundo a organização, no dia do concerto, a circulação rodoviária na ponte internacional sobre o rio Minho, inaugurada em 1886, vai estar condicionada a partir da 15:00.

A programação da quinta edição do IKFEM, que vai decorrer nos dias 21 e 25, inclui ainda `masterclasses` e `workshops`, iniciativas de acesso gratuito.

Outra das novidades da edição 2017 é o concerto de encerramento do IKFEM, com o pianista Carlos César Rodríguez.

Este ano o festival tem como fio condutor os instrumentos da família das teclas como o piano, o pianoforte, o órgão, a concertina, o cravo, o acordeão, a sanfona e o piano eletrónico, especificou a organização.

Além do concerto com os dez pianos, no dia 21, às 20:00, a ponte centenária que liga a segunda cidade do Alto Minho à Galiza, projetada pelo arquiteto espanhol Pelayo Mancebo, vai ser palco de um espetáculo da banda de pop-indie-folk de Tui Best Boy e, uma hora depois, de um concerto a dois pianos de Abe Rábade e Javier Otero.

Atuações da soprano Graciela Rodríguez, do pianista Daniel Pereira, Miguel Campinho, Emílio Villalba & Sara Marina, de órgão por João Vaz, de música barroca, interpretada por Ignacio Prego e o seu ensemble Tiento Nuevo, são outras propostas do festival.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting