• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Semana Santa de Braga é um evento unico no contexto ibérico

12/01/2018 11:42

De 23 de Março a 1 de Abril,Braga volta a viver um dos seus momentos maiores com a realização da Semana Santa.

Considerada a mais vistosa e famosa de todas em Portugal, a Semana Santa de Braga traz à Cidade milhares de pessoas que podem tomar parte de um evento único, repleto de tradições seculares.


Com uma matriz marcadamente religiosa, a Semana Santa possui também uma dimensão cultural que é reforçada todos os anos com a realização de exposições e concertos, enriquecendo a experiência de quem nos visita, referiu o autarca de Braga durante a apresentação do evento

Ricardo Rio reafirmou o compromisso do Município no apoio à Semana Santa através da atribuição de um apoio financeiro de 45 mil euros, a que acresce todo o apoio logístico e a realização de exposições e outras iniciativas que integram o programa oficial.

Já para o presidente da Comissão Organizadora a Semana Santa é um evento gerador de inúmeras sinergias na cidade e na região

Para além dos apoios económicos,o cónego Luís Miguel Figueiredo considera necessário potenciar a envolvência que cada Bracarense e que cada instituição de Braga pode ter com a Semana Santa.

O cónego Luís Miguel Figueiredo anunciou ainda o Prémio de Investigação Cónego Jorge Coutinho, instituído pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga.

Este prémio será bienal, com a primeira edição no final deste ano civil.


A programação da Semana Santa contará este ano com quatro exposições da responsabilidade do Município e ainda a realização de uma sessão sobre a história da devoção de Nossa Senhora das Dores.
Assim, de 9 de Março a 15 de Abril, a Casa dos Crivos terá patente a exposição Paixão, uma mostra colectiva de artistas com a curadoria dom escultor Bracarense Alberto Vieira.

Entre os dias 5 e 31 de Março, decorrerá a exposição A Mater Dolorosa na Cidade de Braga, na Galeria do Salão Medieval da Reitoria da UMinho.

Trata-se de mostra histórica e documental sobre um dos ideários devocionais que mais significativo se tornou nas dinâmicas promovidas na Quaresma e na Semana Santa de Braga.

Redenção é o tema da exposição de esculturas em ferro da autoria do artista galego Raimundo Rubal Nogueira que estará no topo norte da Avenida da Liberdade, de 17 de Março a 5 de Abril.

De 3 de Março a 14 de Abril, o Museu da Imagem terá patente a exposição Páscoa Braga 1996-2016, da autoria do consagrado fotojornalista Alfredo Cunha.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting