• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Alunos do Vale do Cávado aprendem a poupar e a gerir dinheiro

14/01/2018 00:02

Os alunos do 1.º ciclo dos concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado vão aprender a poupar e a gerir dinheiro, ao abrigo de um projeto de literacia financeira concebido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Fonte da CIM do Cávado disse à Lusa que, este ano, o projeto “No poupar está o ganho” será implementado nos concelhos de Vila Verde, Esposende, Barcelos, Braga e Amares, contemplando um total de 39 turmas.

“No próximo ano, será estendido também a Terras de Bouro”, acrescentou.

Concebido em 2010 pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o projeto visa promover a literacia financeira na comunidade estudantil, tendo formado desde então mais de 11.500 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário.

O arranque na região do Cávado ocorreu na sexta-feira, em Vila Verde, com uma sessão de formação dos professores que vão estar envolvidos no projeto.

Os objetivos são transferir conhecimento para capacitar crianças e jovens a tomar decisões financeiramente corretas, criar uma nova geração de consumidores informados e incluir a educação financeira nos projetos educativos para com isso promover a mudança de vida de todos os envolvidos (alunos, pais e professores).

O projeto, que tem como parceiros institucionais a Universidade do Porto, através da Faculdade de Economia, e o Banco de Portugal, foi objeto de um estudo, realizado em 2017 pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com vista a medir o seu impacto social.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting