• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Irmandade de S. Vicente chama bracarenses para a romaria que começa hoje

19/01/2018 00:02

As festividades em honra do martir S.Vicente começam hoje na freguesia bracarense de S.Vicente e prolongam-se até ao dia 28 de janeiro.

Os responsáveis da Irmandade do Mártir São Vicente desejam e esperam que esta festa se consolide e seja cada vez mais participada pelos vicentinos e pelos bracarenses em geral.

Tanto a procissão, que este ano deverá ter mais um andor; como a exposição,são eventos recentes, que a Irmandade quer consolidar.

Um dos momentos mais importantes da romaria é precisamente a procissão, marcada para o dia 28 de janeiro, domingo.

Uma vez mais, o pároco João Paulo tem como objetivo ter o maior número de figurantes, até para dar maior dimensão ao cortejo religioso e por isso, voltou a apelar à participação dos vicentinos e não só.

Em relação ao programa das festas, hoje, às 17 horas, é inaugurada a exposição Elementos decorativos religiosos: faianças, vidros e metais.

No dia 21, haverá romagem ao Martir durante todo o dia; ao meio-dia será celebrada uma eucaristia estatutária da Irmandade; e, à noite, destaque para o ritual do acender da fogueira de S. Vicente, às 21h00.

O Dia de S. Vicente é no dia 22, sendo o ponto central a eucaristia solene,

No domingo, dia 28, último dia, o destaque vai para a procissão, às 15h30.

O cortejo percorre o casco histórico da freguesia e vai até ao Largo dos Penedos.

Vale ainda a pena falar da mostra/venda de moletinhos de S. Vicente, doce típico da romaria assim como o licor de S. Vicente.