• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Famalicão passou os 17.300 inscritos

04/02/2019 18:17

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, passou os 17.300 inscritos em 2018, tendo recebido mais de 84 mil visitantes, revelou hoje aquela autarquia.

Em comunicado, a Câmara de Famalicão aponta que o número de inscritos em 2018 aumentou em 726 comparativamente com 2017, registando, no total, 17.313 leitores, segundo números revelados pelo Relatório Estatístico Anual da Biblioteca.

Pela biblioteca, que para além do edifício da Biblioteca Municipal, engloba ainda cinco polos de leitura distribuídos pelas freguesias e uma biblioteca itinerante, passaram 84 mil visitantes, ou seja, registou-se um aumento de quase seis mil pessoas relativamente a 2017.

São números que nos deixam muito satisfeitos e que revelam bem a dinâmica e a capacidade de renovação e inovação da Biblioteca Municipal, que tem sabido conquistar ano após ano novos leitores e novos visitantes, através das suas atividades, contrariando até uma tendência nacional, que demonstra uma quebra no número de utilizadores inscritos e de visitas às bibliotecas públicas, afirma, citado no documento, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

A autarquia refere ainda que durante o horário alargado (das 19:00 às 00:00), em época de exames, o número de estudantes que tem utilizado a biblioteca municipal assinalou uma subida de mais de 200 utilizadores, passando de dois mil em 2017, para 2.260 em 2018.

É um balanço que me satisfaz bastante porque diz respeito a uma das nossas principais apostas e que vem sustentar a nossa política em corresponder às necessidades dos nossos jovens, criando uma ligação mais próxima e cúmplice com eles e auxiliando-os na concretização dos seus objetivos, salienta o autarca.

Também no âmbito das atividades realizadas no serviço educativo e cultural, o relatório aponta para um aumento de mais de mil participantes em relação a 2017, passando dos 18.833 para os 19.929.

Entre as atividades que a biblioteca promove estão a hora do conto, apresentação de livros e exposições, mas também a bebéteca, as oficinas e o cinema, prestando ainda serviço comunitário em torno do livro e da leitura sobretudo em escolas, mas também em lares, centros de dia e hospital.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting