• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

BE pede exoneração de governador do Banco de Portugal

12/02/2019 00:02

O BE apresentou um projeto de resolução no qual pede a avaliação da idoneidade do governador do Banco de Portugal, considerando que Carlos Costa “não pode estar acima de escrutínio”, e defendeu a sua exoneração do cargo.

Em causa está a intervenção de Carlos Costa em créditos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos quando era administrador do banco público.

Mariana Mortágua afirmou que Carlos Costa foi administrador executivo do banco entre 2004 e 2006 e pertenceu ao conselho de crédito que aprovou operações que não cumpriram os pareceres de risco, sem que seja conhecida a razão.

Depois de tudo o que aconteceu ao sistema bancário nacional, o país não pode compreender ou tolerar que um ex-administrador da Caixa, com responsabilidade em processos de decisão de crédito aparentemente ruinoso, utilize o seu lugar como responsável máximo do Banco de Portugal [BdP] para garantir que não é incluído em futuros processos de avaliação”, acrescenta o projeto de resolução, que recomenda ao Governo que inicie o processo de exoneração.

No documento, o BE salienta que o BdP não pode ser um refúgio de ex-banqueiros, sob pena de ver a sua credibilidade ainda mais degradada aos olhos da opinião pública.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting