• Correio do Minho
Correio do Minho

Correio do Minho

Formulário de pesquisa

Rui Pinto chega a Lisboa após ser extraditado da Hungria

22/03/2019 00:02

O português Rui Pinto, colaborador do Football Leaks, chegou ontem a Lisboa, na sequência do processo de extradição decidido pela justiça húngara, a fim de ser presente a um juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório judicial.

Na base do mandado estão acessos aos sistemas informáticos do Sporting e do fundo de investimento Doyen Sports e posterior divulgação de documentos confidenciais, como contratos de futebolistas do clube lisboeta e do então treinador Jorge Jesus, além de outros contratos celebrados entre a Doyen e vários clubes de futebol.

Rui Pinto deverá ser presente a primeiro interrogatório judicial esta sexta-feira perante um juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça, no Parque das Nações.

O colaborador do ‘Football Leaks’ poderá optar por falar ou remeter-se ao silêncio, cabendo ao juiz de instrução criminal determinar a medida de coação a aplicar a Rui Pinto, que poderá ir do simples termo de identidade e residência até à medida mais gravosa: prisão preventiva.

Rui Pinto está indiciado de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e outro de extorsão na forma tentada.

Rui Pinto terá acedido, em setembro de 2015, ao sistema informático da Doyen, com sede em Malta, que celebra contratos com clubes de futebol e Sociedades Anónimas Desportivas (SAD).

O `hacker` é também suspeito de aceder ao email de elementos do conselho de administração e do departamento jurídico do Sporting e, consequentemente, ao sistema informático da SAD `leonina`.

No período em que esteve detido na Hungria, Rui Pinto assumiu ser um dos colaboradores do Football Leaks, plataforma digital que tem denunciado casos de corrupção e fraude fiscal no universo do futebol, e estava a colaborar com autoridades de outros países, nomeadamente França e Bélgica.

mapa do site

2010 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: New-Consulting